História da Borboleta

Leia mais

Inscreva-se no YouTube

Leia mais

Pesquisa de Público

Leia mais

Ganhe 10% de desconto usando o código Carina Rocha

Leia mais

Anuncie

Leia mais

03 novembro 2015

Novembro Azul

Agora é a vez dos homens.

Você sabia que no Brasil, 52 mil homens são diagnosticados com câncer de próstata por ano? E que hoje há mais de 230 milhões de diabéticos? 

Novembro azul é uma campanha realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida especialmente aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. 

O movimento surgiu na Austrália, em
2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado no dia 17 de novembro. No Brasil o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pelo Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014 o instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos como Congresso Nacional e Cristo Redentor, adesão de celebridades e muitas outras formas de divulgação.
Em vários países, o Novembro Azul é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), simbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como câncer nos bagos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros. Na verdade o Novembro Azul, é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus. Em 14 de novembro, comemora-se o dia mundial do diabetes, e no mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnostico precoce e manejos.

Sobre o câncer de próstata:

É importante se cuidar, pois essa doença não demonstra muitos sintomas e pode passar despercebida e infelizmente ser descoberta somente em uma fase avançada, quando os sintomas se manifestam, são estes: Dificuldade ao urinar, necessidade de ir várias vezes ao banheiro (principalmente a noite), diminuição do jato urinário, sangue na urina e dor na parte baixa das costas (ou próxima aos testículos) 

Sobre o Diabetes Mellitus: 

 É uma doença do metabolismo da glicose causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é quebrar as moléculas de glicose para transformá-las em energia, a fim de que seja aproveitada por todas as células.

Sintomas:
Tratamento e Prevenção:


É sempre importante se cuidar bem, e se prevenir de doenças. Não deixe para ultima hora, compartilhe com familiares e amigos, e você homem se cuide e esqueça os preconceitos ;)


Deus abençoe vocês!

3 comentários:

  1. Muito relevante essa conscientização..muito bom seu post...
    Sou inscrita no seu canal e vim conhecer o seu trabalho com o Blog, e amei..muito lindo.
    Estou te seguindo linda...Deus te abençoe sempre.
    Um abraço.
    http://novembrolilas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani que legal, sim, esse assunto é bem importante só que infelizmente muitos homens ainda tem um certo preconceito em falar disso.
      Fico feliz e espero que sempre goste dos conteúdos.
      Beijinhos.

      Excluir
  2. O novembro azul é tão importante quanto o outubro rosa, né?
    Sempre é preciso tomar cuidado com a nossa saúde, e mesmo que as mulheres não tenham câncer de próstata (xD) ainda há o risco da diabetes.
    Confesso que não sabia que a campanha tinha começado assim, fica tão abrangente quanto o outubro rosa, né?

    Bjs,
    http://julicronicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir