História da Borboleta

Leia mais

Inscreva-se no YouTube

Leia mais

Pesquisa de Público

Leia mais

Ganhe 10% de desconto usando o código Carina Rocha

Leia mais

Anuncie

Leia mais

26 janeiro 2016

Organização do blog



Olá minhas blogueiras e meu blogueiros rsrs..., hoje vamos falar sobre ORGANIZAÇÃO!!!

Por que a organização do blog é tão importante?
Como você organiza seu blog?
Que diferença faz ter um blog organizado?
Depois que organizei meu blog, o que aconteceu?

Tantas perguntas, então vamos às respostas, e parar com blá blá blá!!




Sabe quando você entra em um blog e clica em uma imagem ou link e ele te direciona para uma outra página "nada a ver"? Isso já aconteceu comigo (vááárias vezes) e acredito que com você também já.
Isso é muito ruim, eu pelo menos não quis mais voltar para aquele blog.

1º PASSO:
TENHA UM BLOG PLANNER


Toda a boa blogueira tem um blog planner. Seja baixado de algum site ou feito por ela mesma.
Eu já fiz um aqui para o blog, porém este ano não consegui ter tempo para fazer um, então resolvi baixar da internet.
Vou deixar alguns links para você escolher o que mais se adapta às suas necessidades:


Sernaiotto
Que se Ame
Borboletas na Carteira
Feminilidades
Fala Dantas

E você pode pesquisar no Pinterest para se inspirar e fazer o seu próprio planner. Caso você prefira, pode fazer um caderno de organização.


2 º PASSO
DEFINIÇÃO

Agora que você já tem um planner, tudo ficará mais fácil.
Você vai ser organizar definindo primeiro suas tarefas principais.
Vou falar pela minha experiência.

Eu trabalho 8hs por dia e 5 dias por semana, preciso conciliar casa, marido, igreja, trabalho, canal no youtube e blog (UFA! rsrs). Sem um planner ficaria complicado.
Então vou eliminando as horas que preciso trabalhar, organizo os dias em que preciso estar na igreja, depois casa e marido, e então (o que me sobra apenas as horas beeem de manhã ou beem tarde da noite), eu atualizo blog e canal.
Sabendo dos dias e horas vagas, eu encaixo os posts no blog e os vídeos do canal.

Quando me sobra um tempo extra eu programo postagens para o blog, assim me poupa tempo nos dias seguintes.

É interessante ter dia fixo para fazer as postagens, você atingirá uma quantidade maior de leitores.
Por exemplo: Todas as terças tem post sobre moda, todas as quintas post sobre casa, e assim por diante.

Eu ainda não consegui ter dia fixo aqui no blog devido a agenda da igreja mudar constantemente, mas está entre as metas para este ano.



3º PASSO
IDEIAS

Anote! Anote! Anote!
Se surgir uma ideia, não deixe para depois, você vai esquecer. Anote em qualquer lugar.
Eu tenho um "bloco de notas" no celular, caso eu não tenha papel e caneta na hora.
Post-it são seus melhores amigos. Abuse e use dessas belezinhas.

Se seu caso for ao contrário, e não tem inspiração pra nada. Ou é aquela semana que deu um "rosa" na sua cabeça, siga algumas dicas:


  • Tenha um quadro de inspiração.
Nele você pode colar fotos, post it com frases motivacionais, adesivos, enfim, o que você quiser, faça um cantinho só seu todo fofo.

  • Playlist
O youtube tem todos os tipos de músicas possíveis imagináveis, faça uma playlist com músicas que você gosta, mesmo que seja aquela música em inglês, que você canta em árabe sabe rsrs..., mas aumente o som e se solte.

  • Leia muito
Ler é uma das coisas essenciais para uma blogueira de sucesso.
Eu tenho alguns livros em pdf no meu celular, assim quando estou em algum lugar esperando posso ler tranquilamente. Isso te faz viajar sem sair do lugar, te aumenta o conhecimento e faz com que você tenha mais ideias para fazer posts bem legais.

  • Relaxe
Outra dica bem legal e relaxar. Não force sua mente. Nada sob pressão funciona direito. Se você está horas na frente do computador e nada vem na cabeça, saia um pouco, ligue pra uma amiga, leia alguma coisa, veja um filme, durma, faça um bolo, enfim, mas relaxe. Você vai se sentir nova em folha para fazer um novo post.




4º PASSO
APARÊNCIA


Vamos supor que você está visitando seu blog. O que você acha dele? Como você se sente navegando por ele? Você tem facilidade de encontrar as coisas nele?

Agora que você já tem as ferramentas principais para começar a trabalhar, você precisa deixar o seu blog organizado.

Uma área muito importante é a de CATEGORIAS. A pessoa que estiver navegando pelo seu blog vai poder acessar os assuntos que mais a interessa.
Mas não deixe qualquer link lá não. Atente-se para deixar o link certo.

Antes de postar, selecione o marcador, assim o post sobre decoração, não vai ficar aleatório e nem vai parar na categoria beleza.

Sua foto com uma breve descrição sobre você deve vir primeiro, seguido de suas redes sociais. Depois você pode seguir com os outros links, só preste atenção para não deixar muito anúncio espalhado pelo blog, é interessante reservar uma área também para eles, assim fica mais organizado e fácil para encontrar as coisas.

Imagine seu blog como um supermercado ou uma biblioteca. O que você iria pensar se encontrasse shampoo no corredor de doces, ou livros de história misturado com livros de suspense?
Seu leitor enxerga seu blog do mesmo jeito.

Seu cantinho é uma extensão do seu dia-a-dia.



UMA EXPERIÊNCIA MINHA

Para encerrar este post de hoje, vou contar uma "coisinha" sobre mim.
Eu não tinha o costume de usar agenda nem planner nem caderninho de organização.
Confesso que meu dia era uma bagunça e tinha momentos em que eu me sentia cansada, estressada, parecia que meu trabalho não rendia em nada.
Quando comecei a acompanhar a Fran Guarnieri do Morando Sozinha eu fui entendo melhor sobre organização e tentei um caderno de organização e hoje não vivo sem um planner.

Pode parecer difícil pra você no início, mas tenho certeza que você vai amar depois que pegar o jeito.
Não desista, faça um pouco de esforço e você vai ver resultados maravilhosos.


Conte nos comentários como você se organiza, qual sua experiência com planner, vai ser legal compartilhar para o crescimento de nós blogueiras (os).

O próximo post será sobre divulgação.
Fiquem ligadinhas.

Beijos meus amores! até a próxima!

10 comentários:

  1. Ótimas dicas. Eu estou tentando ter um planner para o blog, mas não estou conseguindo me adaptar a ele e sempre acabo deixando de lado. Eu sempre tive dias fixos de posts no blog e acho que isso ajuda muito.
    www.gislainediasblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico muito feliz que tenha gostado.
      Menina, estou precisando ter dias fixos também viu rsrs...
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Organizar é essencial realmente, criei o blog uma vez e eu não tinha muito tempo (continuo não tendo), mas a diferença agora é que tento me organizar ao máximo!Na férias adiantei muitos posts e já tenho ideia prontas para alguns!
    Gostei dos planner's...vou imprimir algum rsrs

    bjos
    http://aninhamorando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Otimas dicas flor este ano estou tentando deixar meu blog mais organizado o possível ja baixei um blog planer e agora falta por em prática.
    Bjo da Jah
    www.diariodajah.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei das dicas! São muito úteis, principalmente para quem está começando agora.
    Confesso que tenho problemas para me organizar com o blog, mas estou mudando isso, aos poucos...
    Blog Riscoculto

    ResponderExcluir
  5. Carina adorei o post vai me ajudar bastante porque eu estava meia que perdida ainda mais agora que eu quero abordar outros assuntos no blog dá uma diversificada nele , amei seu blog gostei do seu estilo vou lá no seu canal te visitar já curti sua fan page , quando vc puder me fazer uma visita vou ficar muito feliz será muito bem vinda http://apprenticealice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante seu post, eu também estou buscando me organizar melhor esse ano pra ter um aproveitamento melhor do meu tempo, e gostei muito das dicas que você elas realmente funcionam, algumas delas estou testando e vejo mudanças significativas na minha rotina e no meu blog. Seu blog é lindo!!! Quero construir um blog assim bem fofo e a minha cara. Beijinhos.
    http://liliandamares.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O blog da Sernaiotto é mesmo maravilhoso não só no planner mas em todos os freebies que ela disponibiliza s2 Definir é bem importante, como você disse, sem o planejamento a gente fica perdida, querendo fazer tudo acabamos não fazendo nada.
    Playlists me inspiram demais s2 Eu saio anotando tudo kkk blocos, papeis, celular... O que estiver a mão. As outras dicas vou aderir.
    Categorias também acho de grande importância, se não o leitor fica perdido em meio a tanto conteúdo diverso.
    Ano passado eu tinha um planner, hoje em dia não mais. Acho que vou voltar a usar, ajuda muito mesmo.
    Obrigada pelas dicas *-* Seu cantinho é lindo!

    Com carinho, Beca; Café de Beira de Estrada

    ResponderExcluir
  8. Eu no começo tinha mania de deixar as ideias todas na cabeça, até que percebi que as mais legais eu esquecia kkkk comecei a anotar na agenda e hoje não saio sem ela. Um dia quero fazer meu próprio layout, adorei o post *w*

    Beijos :3 http://www.manequim-alternativo.com

    ResponderExcluir
  9. Carina, agora que vi seu post. Gostei, ajudou em alguns itens q ainda estou errando. Essa coisa da agenda eu já tinha o hábito da organização, mas precisamos ser mesmo realistas para não nos boicotar, e o trabalho render. Valeu!!!
    www.poderosavirtuosa.com

    ResponderExcluir