História da Borboleta

Leia mais

Inscreva-se no YouTube

Leia mais

Pesquisa de Público

Leia mais

Ganhe 10% de desconto usando o código Carina Rocha

Leia mais

Agenda

Leia mais

30 junho 2016

Dicas para começar a fazer Devocional!



E ai galera, graça e paz.
Vocês sabem que estamos na série de oração lá no canal, e já vimos sobre a importância da oração, o modelo de oração, e agora vamos falar sobre devocional.

Para quem não sabe, devocional é um período que você separa para dedicar a Deus.

Tem jeito certo de fazer?



Não!!!

Onde está o Espírito Santo, aí há liberdade (2ª Coríntios 3:17), mas existem momentos necessários dentro desse período de devocional. Então sinta-se á vontade para fazer conforme o Espírito Santo tocar seu coração.

Existem 4 coisas importantes antes de tudo:


  • O melhor horário - encontre um horário que seja mais fácil para você fazer o devocional. Eu prefiro de manhã assim que acordo. Mas você pode fazer no seu almoço, antes de dormir, enfim.
  • O melhor local - precisa ser um lugar tranquilo onde não haja interrupções e que você não vá se distrair. 
  • Vá devagar - se você não tem o hábito de fazer devocional, comece aos poucos, pois se decidir fazer um período longo, pode acabar se cansando e em alguns dias desistindo.
  • Tenha um plano - como eu disse, você não precisa ficar engessado, pode sentir-se livre nesse momento com Deus, assim não ficará entediante, mas seguir um plano plano que vou explicar agora é importante.

LOUVOR E ADORAÇÃO - é uma das coisas mais importantes, pois é aquele momento de quebrantamento, Deus pode ministrar no seu coração. O interessante é ter uma playlist já salva e deixar o celular com o wifi desligado para não tirar sua atenção. Caso queira sugestões de músicas para este momento, tenho um vídeo com a playlist 5+5 em breve teremos uma atualizada no canal rsrs...
Você pode cantar, ou simplesmente ouvir e deixar seu pensamento em Deus.
Algumas pessoas fazem no final, eu prefiro no início por quê? Porque já me prepara para a oração, já me deixa naquela atmosfera. As vezes você não acorda nos seus melhores dias, e ai tá desanimado para orar, e o louvor vai ajudar muito a quebrar esse clima ruim. 


ORAÇÃO - já vimos aqui o modelo de oração, e você pode utilizar caso queira. Dentro desse modelo, não quer dizer que você tem que seguir exatamente daquele jeito. Eu por exemplo, tem dias que só adoro, não consigo pedir nada, tem dias que não oro por mim, só pelas outras pessoas (intercessão), e por aí vai, você pode só adorar e agradecer, deixe o Espírito Santo te conduzir (leia Romanos 8:26). 
Você pode ter motivos de oração no caderno que você usar para o devocional, você pode pegar sugestões no site do pastor Lucinho que está com motivos todos os dias do ano.
Uma coisa que é muito importante você sempre pedir antes de partir para a leitura da bíblia, é que Deus abra sua mente para compreender o que você vai ler, que o Espírito Santo te ensine todas as coisas (João 14:26), pois nesse momento de leitura é que você vai alimentar seu espírito.

LEITURA E MEDITAÇÃO - é importante nesse momento você ter a bíblia e um caderno para anotações, se você preferir, pode utilizar alguns livros para auxiliar.
Exemplo:



 Tem para crianças também:



Tem outros modelos como para casais, para mulheres, basta você procurar um que seja mais o seu perfil. Esses livros vão te auxiliar na leitura.
O que você vai anotar no seu caderno ou diário de oração?

  • coloque a data e a passagem bíblica lida naquele dia.
  • as seguintes perguntas: o que este texto falou ao meu coração?
  • o que posso aplicar na minha vida dessa passagem?
  • há algum pecado que preciso confessar?
  • há uma promessa que devo tomar posse?
  • qual exemplo a ser seguido?
  • no que preciso obedecer que estou falhando?
Anote todas as respostas.

No rodapé escreva as palavras que você não entendeu e procure depois, caso você não tenha uma bíblia com tradução fácil.

Reserve um versículo chave para meditar durante todo o dia, assim facilita na memorização também.

É isso pessoal, espero que tenham gostado e se você faz um devocional de um jeito diferente deixa aqui nos comentários.





7 comentários:

  1. Oiie Carina, estou com um probleminha na minha caixinha de som, por isso não deu pra assistir o vídeo, então corri pra cá rsrsr..gostei muito do seu devocional, o meu é parecido, mais vou aprimora-lo, vou pegar algumas dicas que você deu.Que o Senhor Jesus continue te capacitando cada vez mais! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaa, que bom. Antes eu não tinha o costume de postar o texto do vídeo, mas tenho visto que ajuda muito assim como aconteceu com vc agora.

      Fico feliz que vai incrementar seu devocional, e se tiver alguma dica pode compartilhar também ♥♥
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Amei as dicas,muitas vezes faço sem o louvor. Porém já fiz e é maravilhoso,edifica muito e realmente te leva há uma oração mais intensa. Bjs

    www.dreamwendy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ultimamente minha playlist para momentos de devocional tem que ser atualizada rsrs...mas amo fazer devocional com louvor! Sempre tenho um caderninho que anoto o que falou ao meu coração, o versículo que mais chamou minha atenção. Você trouxe mais perguntas para fazer na hora do devocional, vou guardá-las! :)

    bjos
    http://aninhamorando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Carina Paz. Eu gosto muito dos seus vídeos, e esses sobre oração está sendo muito Maravilhoso,pois está me Ajudando com os meus adolescente é jovens ensina los. BJ Deus Te Abençoe.
    Não

    ResponderExcluir
  5. Olá Carina, tudo bom ?
    Então, estou tendo MUITA dificuldade para encontrar uma bíblia certa ( uma bíblia que não distorça a palavra mais que também não seja muito difícil de entender ) Vi um vídeo teu (Minha vida (rotina) de oração!) em que você nos mostrou a sua bíblia e disse que gostava muito dela. Pode me falar qual era aquela ou me recomendar uma ?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Oi Carina comecei a ver seus videos ontem, nossa falou muito comigo pois tenho 4 anos de fé e não gosto muito de ler a bíblia mais depois que vi seus videos e esse sobre devocionais a partir de hoje serei uma nova mulher na fé que Deus continue te abençoando e que muitas pessoas venham ser restauradas e transformadas através dos seus videos. Te acompanharei para sempre

    ResponderExcluir