História da Borboleta

Leia mais

Inscreva-se no YouTube

Leia mais

Pesquisa de Público

Leia mais

Ganhe 10% de desconto usando o código Carina Rocha

Leia mais

Agenda

Leia mais

20 outubro 2016

Vitaminas Espirituais #5 / Crescimento Espiritual



E aí galera, graça e paz.

Estamos de volta com a segunda temporada e vamos falar de uma coisa que dói: crescimento. E eu falo que dói porque, se lembra quando era criança e suas pernas doíam porque você estava crescendo? Pois é, a nossa segunda fase vai e tirar da sua zona de conforto.


A conversão, o batismo, todo o cristão faz, mesmo processo. Porém na igreja, uns crescem e outros ainda preferem ficar no leitinho espiritual, porque o crescimento traz junto responsabilidade, e não são todos o que querem assumir. É mais cômodo ir todos os domingos à igreja e ficar lá de boa. O que essas pessoas não entendem é que o próprio Deus quer o nosso crescimento.

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
Efésios 4:11-14

Temos que amadurecer. Quando você ainda é criança espiritualmente, você fica dependendo de outros cristãos:

"ora por mim, ora por mim!"
"Se não for fazer visita na minha casa vou embora da igreja!"
Tipo criança fazendo birra.

"Ah, eu não vou me envolver neste trabalho na igreja, não me sinto pronto para assumir."

Estão lá como simples espectadores.
Cuidado! Pois árvores que não dá frutos, acaba sendo cortada e atirada no fogo.

Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo.
Mateus 7:19

Duas coisas muito importantes é você ter consciência de que você precisa crescer, que isso te trará responsabilidades, mas também recompensas.
E segundo é abrir mão dos desejos carnais, pois você vai deixar as coisas de menino (criança espiritual).

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
1 Coríntios 13:11

E aí está pronto para encarar?

O crescimento espiritual tem 3 níveis.

A. Filhinhos. O primeiro nível de crescimento.
1. O uso das palavras filhinhos aqui refere-se a bebês.
2. Ele diz uma coisa sobre eles ... eles conhecem o pai.
3. Isso é tudo que um bebê conhece, quem são seus pais, ele não sabe nada mais.
B. Jovens. O segundo nível de crescimento.
1. Note que ele diz: “já vencestes o Maligno”. Que é esse? Satanás é claro! Queridos, superar a influência do diabo em nossas vidas vem como resultado de crescer espiritualmente em Cristo.
2. No versículo 14 ele diz, os jovens são fortes e a Palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o maligno. É o conhecimento da Palavra de Deus que os alimenta e que os nutre até à maturidade. Você não pode crescer sem alimento.
a. Muitas pessoas lutam com problemas que não são capazes de superar em suas vidas. Elas se sentem derrotadas e elas são um fracasso. A maioria não percebe que eles são anêmicas espiritual. Eles são demasiado fracos para superar os dardos inflamados de Satanás e da vida que vêm pela frente.
3. Note que, não há nenhuma menção da palavra de Deus permanecendo nos "bebês". Eles conhecem a Deus, mas eles sabem pouco. Eles devem aprender. Eles devem ser alimentados.
4. Note os "jovens", são fortes, porque a Palavra habita neles. Eles foram ensinados na palavra de Deus e eles aprenderam suas lições e se tornaram fortes.
a. NOTA: Isso não significa que eles têm apenas um conhecimento intelectual da Bíblia. O verso diz que "permanece nele". Permanecer significa que ela vive neles. Ela age e dirige-os. Ela não apenas reside na memória. Tornou-se uma parte deles.
b. Os princípios que a Bíblia ensina, tornaram-se mais do que as palavras em um livro para eles. Elas são palavras para viver. As lições no livro, são a sua fonte de sabedoria para tomar as decisões diárias que cada um de nós toma.
c. Paulo disse em Efésios: "para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro". (Efésios 4:14)
d. Satanás é o enganador! Muitas pessoas salvas acreditam e fazem coisas erradas com sinceridade, pensando que estão certas.
e. Mas não o crente maduro. Ele não é tão facilmente enganado. Ele conhece os princípios da Palavra de Deus, portanto, quando Satanás com astúcia torce as Escrituras e usa meias-verdades, ele sabe que elas não se encaixam.
f. Tenho muitas vezes lembrado o povo de Deus o que Jesus disse: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz e não vai seguir o outro".
g. Ilustração: Eu estava lendo recentemente um artigo e era sobre ovelhas. Uma ovelha saudável permanece com o rebanho e Alerta. No entanto, o artigo dizia que uma ovelha doente, é apática, e gosta de vaguear fora, e não fica bem com o rebanho.
h. O programa de Deus é o rebanho ... a igreja local e ele não tem outra!
i. Há ovelhas sem dúvida fora do rebanho, estão vagando por conta própria, mas isso só prova que elas estão espiritualmente doentes.
j. Elas não são ovelhas maduras e saudável. Se fossem elas estariam no aprisco com as outras ovelhas que o pastor fez para elas.
C. Pais. Este é o maior nível de crescimento.
1. O bebê sabe quem são seus pais, mas não pode conhecê-los intimamente .... isso acontece com o tempo, vivendo todos os dias com eles.
2. Acerca do pai disse terem o conhecido, "que é" desde o princípio. Isso significa uma compreensão mais profunda do que apenas conhecer a sua identidade. Isso está se referindo a uma relação estreita.


Para alcançar um crescimento espiritual, você precisa estabelecer uma meta.
Primeiro baixe o arquivo abaixo:



clique na imagem para fazer o download

Estabeleça uma meta para 1 ano. Só que olhando assim a gente fica até meio desanimado e acaba procrastinando. Então você vai quebrar em meses. Dentro das metas feitas para o mês, quebre em semanas. Dentro das metas da semana, quebre por dias.
Saia da sua zona de conforto. Você tem um chamado, mas não se sente maduro espiritualmente para iniciar, então comece a caminhar hoje.

Por exemplo: você quer ser um grande evangelista daqui 1 ano, o que você precisa fazer durante os meses?
Pra cada coisa anotada no mês, o que você precisa fazer por semana? Pra cada semana anotada, o que você precisa fazer por dia? Tempo de leitura, oração, jejum....

Esses serão seus primeiros passos. A parte mais difícil será matar sua carne para que Deus comece agir.

Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
Mateus 16:24

Não fique acomodado. Deus tem coisas grandes pra você, mas só quando você estiver disposto a crescer é que você vai receber. E não vem com essa de que Jesus nos mandou sermos como criança, em 1 coríntios 14:20 diz:

Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
1 Coríntios 14:20

Veja que em várias passagens na bíblia vemos o quanto o crescimento espiritual é necessário para o cristão.

No próximo post vamos falar de outros pontos importantes no crescimento espiritual.
Fica de olho por aqui.


Siga-me pelas redes sociais:

Instagram
Facebook
Youtube



Clique na imagem e baixe o livro


11 comentários:

  1. A tabela n está funcionando e n está baixando! !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tabela está no quadrado escrito CRESCIMENTO ESPIRITUAL.
      Está com uma frase em cima para fazer o download

      Excluir
  2. A Paz!
    Estou gostando muito desse Projeto que você está fazendo, conclui ontem o Fortalecimento e hoje já estou começando o Crescimento Espiritual *-* Graças a Deus, tenho sentido essa necessidade, até criei um blog para está compartilhando aqui que venho aprendendo e me incentivar a estudar mais para ler Palavras para aqueles que me acompanham.

    Obrigada pela dedicação e prontidão para nos direcionar no que fazer. Que você continue crescendo em graça e conhecimento da Palavra e que o Senhor lhe dê muita sabedoria.

    Nos Confins do coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Day, que linda. Fico feliz demais em saber que está acompanhando e gostando e não só isso, mas compartilhando com as pessoas também o que Deus tem colocado no seu coração.
      Que o Senhor te abençoe grandemente!!!

      Excluir
  3. Carina, esss livro do Hagin é MUITOOOOOOO bom, todos deveriam ler. Vc conhece ou já ouviu falar da escola bíblica Rhema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, realmente é muito bom.
      Meu esposo teve a oportunidade de fazer o curso em MG onde o André Valadão também fez.
      É ótimo!!!

      Excluir
  4. Carina bem que você podia fazer um ebook falando da sua história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus adorei a ideia! Estou preparando um e-book, mas não da minha história.
      Ideia anotada aqui ^_^

      Excluir