História da Borboleta

Leia mais

Inscreva-se no YouTube

Leia mais

Pesquisa de Público

Leia mais

Ganhe 10% de desconto usando o código Carina Rocha

Leia mais

Agenda

Leia mais

01 setembro 2017

Como viver em santidade nos dias de hoje? / #ProjetoNeemias #33


E aí galera, graça e paz. Em Hebreus 12:14 diz:
Segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor.

Você sabe o que significa viver em santidade?
Segundo o nosso dicionário Santidade significa pureza, virtude. Um exemplo é o azeite. Existem tipos de azeite, porém o mais caro e melhor é aquele puro extravirgem. O processo dele é diferente, desde a seleção, passando pela lavagem, purificação, separação, até o armazenamento. Nele não há tanta água como nos outros e o sabor é melhor. Santificação é como este exemplo, é separar-se, não se contaminar com coisas que desagradam a Deus e alimentam nosso homem carnal.
Como lemos no texto, sem a paz e a santificação não é possível ver o Senhor. Mas como viver uma vida em santidade? Será que é possível nos dias de hoje?
Em 1 Tessalonicenses 4:3 vemos que a vontade de Deus para nós é a santificação e que fujamos das concupiscências da nossa carne. A santidade não está em usos e costumes, não está em regras impostas pelos homens, mas em um relacionamento diário com Deus, digo diário, pois uma vida em santidade é um processo e hoje vamos ver 3 maneiras de viver em santidade em um mundo que está com seus valores tão invertidos e corrupto.


1 – Leitura diária da bíblia

Quando aceitamos a Cristo como nosso salvador, nossos pecados são perdoados e nos tornamos uma nova criatura, as coisas velhas se passaram e tudo é novo (2 Cor. 5:17), porém todos os dias cometemos falhas e precisamos do perdão de Deus, mas se não alimentarmos o Espírito que agora está recriado em nós, certamente nossa carne irá vencer e estaremos novamente longe de Deus e não mais separado. A palavra de Deus é o processo mais importante, pois é ela que nos alimenta e nos limpa.

Mateus 4:4 – “não só de pão viverá o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus”

João 6:63 – “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são espírito e vida.”

João 15:3 – “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.”

Conforme nos alimentarmos da palavra de Deus e nos limparmos diariamente nela, andaremos na direção que os Espírito Santo irá nos mostrar e viveremos uma vida em santidade para agradar a Deus (Romanos 8:5-8). Ser santo não é nunca se sujar, mas se limpar todos os dias.


2 – Resistir e fugir

Santidade que significa puro e que para isso é necessário separar-se, precisamos vencer as constantes tentações. Um exemplo é Sansão. Ele foi escolhido para viver o nazireado, ele era separado, não podia se contaminar e Deus o usaria para lutar pelo Seu povo, porém Sansão brincou com esse privilégio e, ao invés de fugir, ele foi em direção ao que não era correto fazer. Ele tocou em coisa morta, teve um relacionamento com uma mulher do povo inimigo, e tudo isso gerou consequências horríveis; por outro lado, temos o exemplo de Daniel que escolheu resistir às ofertas do rei Nabucodonosor, que de uma forma sutil estava tentando fazer Daniel esquecer-se de quem era, mas firmemente Daniel não se corrompeu.

A bíblia diz: Tiago 4:7 – “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”

Quando nos entregamos ás tentações, sofremos as consequências, pois o salário do pecado é a morte, por isso a vontade de Deus é que vivamos em santidade, separados das concupiscências deste mundo. Quando Sansão percebeu o que havia feito, ele não pôde ser poupado dos resultados da sua desobediência, porém ao arrepender-se, ele pôde cumprir o seu propósito.

1 Tessalonicenses 5:22,23  - “Abstende-vos de toda a aparência do mal.
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”

3 – Vigiar, orar e jejuar

Não brinque com o pecado, por mais que você esteja se alimentando da palavra de Deus, não podemos achar que estamos fortes.

Mateus 26:41 – “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

1 Pedro 5:8-9 – “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos”.

Daniel orava 3 vezes ao dia, por 21 dias ele orou até que veio a resposta de Deus veio a ele (Daniel 10:12). A importância da uma vida em oração é que nos levará a um relacionamento mais profundo com Deus, nos fazendo viver Sua vontade perfeita para nós e nos deixando alerta.

O jejum é importante pois é uma maneira de desobstruir nossa comunicação com Deus nos tornando mais sensíveis à voz do Espírito Santo, matando nossa carne, nos faz vencer as lutas e é uma forma de nos humilharmos perante o Senhor

Mateus 6:17,18 – “Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”

Temos o exemplo de Ester, que juntamente com uma cidade, jejuaram e alcançaram vitória e a cidade de Nínive jejuou e se humilhou alcançando o perdão de Deus.


É possível viver em santidade nos dias de hoje. Ainda que muitas ofertas venham para nos tirar do caminho que estamos percorrendo em direção à Deus, temos que nos manter firmes e buscar em Deus a força para vencer. Temos Jesus como nosso maior exemplo e Ele, assim como nós, foi 100% homem enquanto vivem na terra, e ainda assim não pecou

Hebreus 4:15 – “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.”


Se hoje você se encontra sem forças para viver uma vida em santidade, receba uma renovação de mente para viver a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Ter uma vida em santidade não é difícil quando você deixa o Espírito Santo te guiar. O que você renuncia aqui no mundo hoje, te levará a ver a face do Senhor naquele grande dia. 




Nenhum comentário

Postar um comentário