História da Borboleta

Leia mais

Inscreva-se no YouTube

Leia mais

Pesquisa de Público

Leia mais

Ganhe 10% de desconto usando o código Carina Rocha

Leia mais

Agenda

Leia mais

08 setembro 2017

Jugo desigual / #ProjetoNeemias #34


E aí galera, graça e paz. Hoje o assunto é um pouquinho polêmico kkkk.
Jugo desigual. Uns concordam, outros nem tanto. E você?
Primeiro vamos entender o versículo

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
2 Coríntios 6:14

Vamos avaliar a expressão grega “heterozugeo”, traduzida para o português como jugo desigual. No grego a expressão aponta para alguém que tem um relacionamento desigual ou que tem comunhão com alguém que não é semelhante. (Léxico de Strong). No português a palavra “jugo” aponta para uma “canga ou junta de bois” (Dicionário Priberam), que era um objeto que unia dois bois para que andassem no mesmo compasso, enquanto puxavam o carro de boi (veja imagem acima). Uma figura bastante clara de “algo” que une duas ou mais pessoas em torno de um objetivo em comum. Se o jugo estava desigual, os bois não conseguiam atingir o objetivo de fazer o carro de boi andar corretamente, além de sofrerem muito.

Para chegarmos ao significado real do texto, precisamos ainda avaliar as palavras citadas por Paulo para apontar esse tipo de união: sociedade, comunhão, harmonia, união e ligação.

A palavra sociedade, traduzida do grego “metoche”, significa partilhar, participar. A palavra comunhão, traduzida do grego “koinonia”, significa ter uma relação de intimidade, de comunhão intima com alguém. A palavra harmonia, traduzida do grego “sumphonesis”, significa concordância, acordo. A palavra união, traduzida do grego “meris”, significa uma parte designada, traduzida em algumas versões bíblicas em português como “em comum”. A palavra ligação, traduzida do grego “sugkatathesis”, significa aprovação, assentimento, acordo.

Fonte: https://www.esbocandoideias.com/2013/11/o-que-significa-jugo-desigual.html 







O jugo desigual pode ser em várias áreas da nossa vida.
Ele é todo o caminhar desnivelado.
A bíblia diz:

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
2 Coríntios 6:14


Talvez você já esteja lendo e pensando: ''Então quer dizer que não posso ter amizade com quem não é cristão?"

Não foi isso que eu disse. O versículo diz "não vos ponhais debaixo de um jugo desigual", e como já expliquei acima, não crie vínculos, laços profundos de amizade.
Em um jugo desigual um sempre levará mais peso que o outro, e acabará sofrendo mais do que o outro. Lembre-se: o caminho para a perdição é largo e aparentemente atraente, mas o fim dele é morte.

Como estamos no #ProjetoNeemias, é claro que Neemias tem uma lição sobre isso para nos ensinar.
No capítulo 3 vemos que Eliasibe ajudou na reconstrução e reedificou a porta, porém ele não colocou fechadura. Todos os outros que reconstruíram portas, colocaram fechaduras.
Mais para frente no capítulo 13 vemos que Eliasibe fez amizade, uma união com Tobias, o inimigo, a ponto de aquela porta sem fechadura servisse de brecha para que Tobias fizesse uma casa dentro do templo.

Quando Neemias ficou sabendo, voltou à cidade e quebrou tudo, jogou tudo pra fora. E mais pra frente ainda nos versículos 23 ao 25 vemos que um povo se casou com mulheres estranhas e até os filhos não falavam a língua da cidade de Judá, e Neemias foi beeeem agrassivo

Vi também naqueles dias judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
E seus filhos falavam meio asdodita, e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo.
E contendi com eles, e os amaldiçoei e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.
Neemias 13:23-25


Ele dá o exemplo de Salomão ter pecado por ter se casado com jugo desigual.

No namoro também acontece. Você pode namorar uma pessoa que seja boazinha, não faz nada errado, mas em um determinado momento sua fé vai ser colocada em cheque-mate. a outra pessoa que não compartilha da mesma fé poderá dizer que Deus é bom, não quer que soframos, que devemos fazer o que nosso coração sente vontade.

Cuidado! O espírito pode estar pronto, mas a carne é fraca.

A pessoa que irá se casar com você deverá te amar como Cristo ama a igreja, e por isso deve te respeitar, te honrar e te esperar até o momento do casamento com os mesmos princípios.

E agora surge uma interrogação, e no casamento? O que fazer?

Claro, que Deus já sabia que essa questão surgiria, Ele já nos deixou na bíblia.

Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.
1 Coríntios 7:12-17


Mas caso esteja tendo problemas mais graves por conta do jugo desigual, eu te aconselho a procurar seu pastor ou líderes para que eles te ajudem, aconselhem e deem suporte espiritual e assim restaurem o casamento de vocês.

Quando Paulo diz sobre aceitar a fé do outro, isso é concordância, sendo assim, fique tranquilo, Deus é com você no seu casamento e na hora certa fará a obra em seus cônjuge, pois a bíblia diz que 2 não poderão andar juntos se 1 não estiver de acordo.

Então tome cuidado com as amizades, as pessoas que você tem levado para dentro da sua casa, que tem feito alianças. No namoro, espere em Deus com paciência, no momento certo Ele trará a pessoa que Ele está preparando e te fará muito feliz.



Nenhum comentário

Postar um comentário